Good morning Sunshineeeeeeeee!
Primeiro que tudo, mil e uma desculpas pela minha ausência... Tenho andado com a cabeça noutro sitio mas prometo que é por um bom motivo, tenho ai uma MEGA MEGA MEGA novidade a chegar!
E agora vamos lá ao que interessa - bolos. Sim, porque (quase) todos nós temos aquela veia gulosa mas cada vez mais nos importamos com a alimentação saudável. Muitas vezes pomos de parte os bolos e as coisas doces por não serem saudáveis... Mas podemos tornar essas bolos e coisas boas em coisas mais saudáveis e igualmente deliciosas. Este bolo é a prova viva disso!
Como todos os bolos tem açúcar e óleo... Mas basta trocarmos esse alimentos por outros parecidos mas muito mais saudáveis para termos uma grande diferença no resultado final. E este bolo depois tem uma óptima característica... Fica sempre delicioso! Lembro-me de fazer este bolo de iogurte (a sua versão original claro...) desde miúda e nunca falhava.
Ingredientes:
1 iogurte natural
3 medidas de açúcar amarelo
2 medida de farinha integral
1 colher de chá de fermento
1 medida de óleo de girassol
4 ovos
Separa as claras e as gemas e coloca as claras à parte.
Adiciona o açúcar amarelo as gemas e bate até ficares com uma mistura mais clara. Junta o iogurte e o óleo e mistura bem.
Peneira a farinha integral, junta o fermento e volta a misturar tudo muito bem... MAS não batas a massa durante muito tempo para depois o bolo não ficar muito pesado.
Por fim, bate as claras em castelo e envolve na massa até teres uma mistura homogénea.
Leva ao forno a 180º numa forma untada ou com papel vegetal até estar douradinho e passar no teste do palito!
Deixa esfriar e cobre com a tua compota favorita! Desta vez eu experimentei com o doce de morango da mãezinha.
Espero que gostem!
Xoxo
Sunshine, Matilde Sunshine














